Dúvidas Frequentes

1. O QUE É O TALENTOS SESC SENAC 2016?

Criado em 2011, o Talentos tem o objetivo de destacar a qualificação como fator essencial para o desenvolvimento econômico das diversas regiões fluminenses, por meio das provas entre os melhores alunos das 39 unidades do Senac RJ. Este ano, o evento mobilizou mais de 30 mil alunos nas duas etapas preliminares – nas unidades do Senac e nas regiões de atuação da entidade. Desta grande final em Copacabana participam 428 alunos de vários cursos do Senac RJ em áreas como gastronomia, hotelaria, tecnologia da informação, saúde, beleza, design e administração.  A participação inédita do Sesc RJ no Talentos permite que os alunos expandam os seus conhecimentos para além do aspecto técnico das suas carreiras, vivenciando experiências sociais e pessoais transformadoras. Dessa maneira, a formação profissional interage com outras áreas, abraçando também importantes valores culturais e de responsabilidade social que são fundamentais no desenvolvimento do indivíduo.

O Talentos 2016 reúne todo o dinamismo dos cursos Senac RJ e o ambiente cultural e esportivo do Sesc RJ. Nos dois primeiros dias do evento, que será realizado de 1 a 4  de dezembro, acontecerá o maior desafio de Educação Profissional do estado, que reúne os alunos do Senac RJ em provas para mostrar tudo o que aprenderam nos cursos da instituição, sendo avaliados por possíveis empregadores com desafios reais de cada profissão. Os temas contemplados na grande final do Talentos Sesc Senac são Educação, Cultura, Esporte e Sustentabilidade.  


2. POR QUE DEVO PARTICIPAR DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

Todos que participam do Talentos ganham. Além do desenvolvimento profissional e pessoal oferecidos pela formação do Senac RJ, o Talentos amplia as experiências vividas durante a profissionalização. Ao passarem por esse grande desafio, nossos alunos desenvolvem mais confiança, criatividade, capacidade de liderança, de comunicação, de tomada de decisão, de solução de problemas e de raciocínio crítico.


3. QUAIS OS OBJETIVOS DA COMPETIÇÃO?

1 - Preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho e mostrar para o mercado de trabalho do que eles são capazes

2 - Mostrar na prática como é o dia a dia de um trabalho profissional, criando situações antecipadas que os alunos irão enfrentar em suas carreiras

3 - Demonstrar a excelência da capacidade de transformação que o Sesc RJ e o Senac RJ têm na sociedade

4 – Expandir o conhecimento dos alunos, fazendo com que eles vivenciem experiências sociais e pessoais transformadoras, contribuindo para que se tornem melhores profissionais


4. QUAIS OS CURSOS (OCUPAÇÕES) QUE PARTICIPAM DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

  • Aprendizagem em Serviços Administrativos
  • Aprendizagem em Serviços de Vendas
  • Bartender
  • Cabeleireiro
  • Camareira(o) em meios de hospedagem
  • Chef Executivo de Cozinha
  • Confeiteiro
  • Costureiro
  • Cozinheiro
  • Garçom
  • Introdução à fotografia digital
  • Maquiador
  • Padeiro
  • Recepcionista em Meios de Hospedagem
  • Sommelier
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Design de Interiores
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Estética
  • Técnico em Guia de Turismo
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Manutenção e Suporte de Informática
  • Técnico em Massoterapia
  • Técnico em Nutrição e Dietética
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Vitrinista
  • Web Designer

5. QUEM PARTICIPA DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

Poderão participar os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

1 - Todos os alunos, com matrícula regular em turmas em execução, com no mínimo 20% da carga horária executada do curso na data de corte, de um dos 28 (vinte e oito) cursos (ocupações) que fazem parte do Talentos Senac 2016. Não é necessária inscrição para a Etapa Local. A data de corte para cálculo de horas executadas é 06 de julho de 2016. Leia o regulamento com atenção.


2 - Ex-alunos (egressos) de um dos 28 (vinte e oito) cursos (ocupações) definidos, concluintes do Senac RJ que tenham sido aprovados em todas as unidades curriculares do curso realizado e escolhido para competição, e que tenham concluído ou venham a concluir o curso no período de 06 de julho de 2015 a 06 de julho de 2016. Para participar da Etapa local, o egresso precisa realizar a inscrição no site do Talentos (www.talentos2016.com.br). Leia o regulamento com atenção.

Importante: Em todas as Etapas, alunos com status desistente, cancelado e trancado não poderão participar. Assim como alunos e egressos que sejam funcionários do Sistema Fecomércio RJ.


6. QUANDO ACONTECE O TALENTOS SESC SENAC 2016?

Etapa Local

Para os alunos de turmas em execução, as provas são realizadas na própria sala de aula, entre 09 e 16 de Julho de 2016.

Ex-alunos (egressos) do Senac RJ, farão as provas no dia 16 de Julho de 2016, na Unidade Operativa em que concluiu o curso. Somente ex-alunos inscritos pelo site poderão fazer a prova.

Etapa Regional

As provas serão realizadas em Unidades Regionais cabeças de chave e/ou em locais próximos, pré-definidos pela Coordenação do Talentos, nas seguintes datas:

 

  • 17/09 – Niterói
  • 24/09 – Politécnico
  • 08/10 – Copacabana
  • 15/10 – Petrópolis
  • 22/10 – Resende
  • 22/10 – Campos

Etapa Estadual

É realizada na cidade do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Do dia 1 ao dia 4 de Dezembro de 2016.


7. COMO SÃO AS PROVAS DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

Todas as provas do Talentos são elaboradas de acordo com as competências desenvolvidas nos cursos e com a metodologia do Senac RJ. O Talentos Sesc Senac simula ambientes e situações reais de trabalho que desafiam os competidores a encontrar as melhores soluções para os problemas propostos, de acordo com a metodologia do “aprender fazendo” e as melhores práticas do mercado.


8. PRECISO DE INSCRIÇÃO PARA A ETAPA LOCAL DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

Alunos: Para a Etapa Local, NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO. Todos os alunos dos 28 cursos (ocupações) que fazem parte do Talentos e atendam aos critérios de elegibilidade previstos no regulamento estarão automaticamente participando da competição em suas próprias Unidades.

Ex-alunos (egressos): os interessados em participar do Talentos Sesc Senac 2016 devem, obrigatoriamente, realizar sua inscrição no site www.talentos2016.com.br, no período de 23 a 04 de julho de 2016.

Observação: os estudantes ativos das turmas que tiverem seu encerramento previsto até 06 de julho de 2016 (data de corte) deverão realizar a inscrição no site como Egressos, visto que não estarão mais em sala de aula no período da Etapa Local. Sua participação estará condicionada, portanto, à aprovação em todas as Unidades Curriculares do curso. 


9. PARA PASSAR PARA A ETAPA REGIONAL DO TALENTOS SESC SENAC 2016, PRECISO FAZER INSCRIÇÃO?

Sim. Os alunos ativos que forem classificados para as Regionais deverão confirmar sua participação junto à Coordenação Educacional/Secretaria de sua Unidade no período de 01 a 12 de agosto de 2016.

Observação: os classificados que não confirmarem a sua participação perderão sua vaga na competição.


10. MENORES DE 18 ANOS PODEM PARTICIPAR DO TALENTOS SESC SENAC 2016?

Sim. A participação de menores de 18 anos será permitida mediante autorização dos responsáveis legais e assinatura do Termo de Responsabilidade, que integra o regulamento.


11. COMO SERÃO COMPOSTAS AS BANCAS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS?

Na Etapa Local: será composta por um avaliador (instrutor) por curso (ocupação) habilitado para tal.

Na Etapa Regional: será composta por dois avaliadores por curso (ocupação), dentre eles: instrutores, especialistas e/ou profissionais de mercado da região com significativa experiência na área.

Na Etapa Estadual: será composta por três ou mais avaliadores por curso (ocupação), dependendo do formato de prova, dentre instrutores, especialistas e/ou profissionais de mercado com significativa experiência na área. 


12. DEVO LEVAR MEUS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PARA AS PROVAS?

Cada competidor deve providenciar e transportar os materiais, equipamentos ou instrumentos que estão listados no item “Materiais, equipamentos e utensílios fornecidos pelos Competidores” do Descritivo Técnico de cada ocupação em todas as Etapas (Local, Regional e Estadual).

O competidor que não comparecer ao local de competição munido dos materiais, equipamentos ou instrumentos sob sua responsabilidade, indicados nos Descritivos Técnicos estarão sujeitos à perda de pontos ou eliminação, de acordo com o mesmo documento. 


13. COMO SÃO DEFINIDOS OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

Os critérios de avaliação são homologados pela equipe de avaliadores, antes do início da competição e informados aos competidores. São baseados no Projeto Pedagógico de cada curso e condizentes com a metodologia Senac RJ. Estão detalhados nos Descritivos Técnicos de cada ocupação, em todas as Etapas (Local, Regional e Estadual)


14. O QUE ACONTECE EM CASO DE EMPATE?

Os critérios de desempate estarão especificados nos Projetos Teste da seguinte forma:

- Critérios de avaliação com detalhamentos e pontuações específicas (especificados no quadro de critérios).

- Ordem de término da prova (se aplicável e especificado no Descritivo Técnico e no Projeto Teste).

Caso persista o empate, conforme Regulamento Talentos 2016, será utilizado o critério da data de nascimento. Sendo classificado o estudante de idade maior.


15. SE EU ACHAR QUE MINHA AVALIAÇÃO NÃO ESTÁ CORRETA, COMO DEVO PROCEDER?

Caso não concorde com a avaliação durante a realização das provas, você deve imediatamente se reportar à Banca de Avaliação. Caso não haja encaminhamento adequado para a questão, você pode solicitar a presença da Coordenação Executiva do Talentos Sesc Senac 2016.

Não haverá alteração de notas após a divulgação dos resultados. Caso algum competidor queira levantar algum questionamento, deve fazê-lo durante a execução da prova, que será interrompida até que os responsáveis tomem as atitudes cabíveis.

Havendo algum desconforto do competidor em reportar seu questionamento à Banca de Avaliação, o mesmo pode acionar os representantes da Coordenação Executiva que estejam presentes nos locais de prova, para que avaliem a situação e tomem as medidas cabíveis.

Não haverá revisão dos resultados em nenhuma etapa da competição.

Havendo algum desconforto do competidor em reportar seu questionamento à Banca de Avaliação, o mesmo pode acionar os representantes da Coordenação Executiva que estejam presentes nos locais de prova, para que avaliem a situação e tomem as medidas cabíveis.

Não haverá revisão dos resultados em nenhuma etapa da competição.


16. QUAIS OS PRÊMIOS DESTINADOS PARA OS MELHORES COLOCADOS?

Os competidores classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada ocupação, nas Etapas Regional e Estadual, receberão um troféu.

Na Etapa Estadual, os competidores classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada ocupação, além do medalhas (simbolizando Ouro, Prata e Bronze, respectivamente), terão direito também a um prêmio a ser definido pela Organização do Evento.


17. PRECISO FAZER ALGUM PAGAMENTO PARA PARTICIPAR?

Não. A participação no Talentos Sesc Senac 2016 é TOTALMENTE GRATUITA. Todas as despesas de viagem, alimentação e hotel dos competidores são totalmente pagos.